Monday, March 12, 2012

Utopia feliz

Acredito que felicidade só seja utópica pra quem não acredita nela.

Seria hipocrisia dizer que sou feliz o tempo todo. Não sou. O ser humano tem seus altos e baixos. Tem dia dá vontade de parar de jogar, de pedir pra descer, de decretar falência – mas no dia seguinte, a gente recupera a ideia de que a vida é boa demais pra isso. Por isso acredito que a felicidade seja feita da soma de momentos felizes que acumulamos na vida. E ninguém pode acumular esses bons momentos pela gente. O trabalho é nosso – temos que a aprender a sermos felizes sozinhos. Temos que viver numa busca incansável desses bons momentos, por mais árdua que ela possa ser.

Algumas situações realmente fogem do nosso controle, como doenças ou fatalidades. Outras, estão completamente nas nossas mãos – basta saber o que queremos fazer com elas. Relacionamento com as pessoas é uma dessas coisas que podemos sim controlar, por mais que pareça difícil. Não podemos controlar as ações do outro – mas podemos escolher quem queremos trazer pro nosso lado. Temos que nos afastar das pessoas que sugam a nossa energia, que nos deixam pra baixo, que nos trazem sofrimento. Temos que trazer pro peito aquelas que acrescentam, que somam, que multiplicam as coisas boas da vida.

Aliás, o peito é um lugar no qual não se pode trazer todo mundo. Um dia ouvi uma coisa que faz todo sentido – quando você abraça alguém, os dois corações se aproximam. O abraço é o ato que mais permite que seu coração se aproxime do coração de outra pessoa. Nesse momento, eles batem junto. Por isso, é preciso ter cuidado ao selecionar aqueles que trazemos pra junto da gente. Aqui, o clichê do amor próprio é totalmente válido. Ninguém que te traz sofrimento constante merece ser trazido pro seu peito. Esse lugar tem que ser reservado pros especiais, pros selecionados, pros VIPs da sua vida. A entrada não pode ser liberada pra qualquer um.

No comments: